A melhor maneira de saber o que a pele precisa e se ela está saudável é prestar atenção aos sinais. Esse cuidado é especialmente importante para iniciantes em skincare, que não sabem exatamente o que fazer e a  importância de cada prática.

Lembre-se que o cuidado inadequado com a pele não tem como única consequência ela não receber o que precisa. Isso também pode piorar a situação — como ao pecar pelo excesso — e servir como um desperdício de  tempo e dinheiro. Ou seja, situações chatas que você certamente quer evitar, certo?

Pensando nisso, listamos alguns sinais que ajudam a identificar se a pele está saudável e os cuidados ideais em  cada situação. Acompanhe!

Excesso de oleosidade

Algumas pessoas têm a pele mais oleosa do que outras. Ainda assim, é possível seguir uma série de cuidados que ajudam a controlar esse problema. No entanto, a oleosidade excessiva pode surgir e causar   acnes e cravos. Por que isso ocorre?

Uma das explicações para isso é o cuidado excessivo no combate ao óleo da pele. Isso porque ocorre um desequilíbrio e o organismo se protege ao produzir mais sebo. Logo, faça um uso mais equilibrado, conforme as orientações de profissionais.

Além disso, outros hábitos também sinalizam para o cuidado inadequado com a pele oleosa. É o caso do uso de produtos inapropriados para esse tipo de pele, má alimentação, exposição solar excessiva, desequilíbrio hormonal, entre outros..

Elevação da pele ressecada

A pele ressecada é outro problema muito incômodo, já que a aparência não é saudável e até a aplicação de  maquiagem é prejudicada. Assim, saiba que esse ressecamento surge pela hidratação indevida, além da pouca ingestão de líquidos e alimentos adequados.

Além disso, a exposição solar excessiva, frio e o uso de produtos inapropriados também influenciam na pele ressecada. Logo, fique de olho nos sinais e nos seus hábitos de vida.

Surgimento de olheiras

É preciso deixar claro que algumas pessoas têm uma maior propensão a olheiras do que outras. Então, por mais que os cuidados necessários sejam tomados, é difícil se livrar completamente desse quadro. Nesse caso, pode ser interessante o auxílio de profissionais que podem propor aplicação de preenchimento, peeling e outros tratamentos.

Porém, se o seu problema com olheiras sempre foi mais controlado e, de repente, a situação mudou, isso pode ser um sinal. Normalmente, as causas mais comuns envolvem noites mal dormidas, alterações vasculares ou acúmulo de pigmentos . Então, valorize sua aparência e o uso de produtos adequados para a região dos olhos.

Aumento da flacidez

A pele flácida costuma ser um incômodo para as mulheres principalmente com o passar dos anos. As regiões mais atingidas são a coxa, barriga, quadril e glúteo. Isso é fácil de notar ao sentir um aspecto mais murcho na pele. É possível combater esse mal ao manter uma alimentação saudável, beber mais líquidos, praticar exercícios e utilizar cremes específicos.

Então, já percebeu algum dos sinais citados em você? Analisar isso é fundamental para saber se a pele está  saudável e seguir os cuidados necessários. Nesse sentido, lembre-se que contar com profissionais da área também é fundamental para ter sucesso no tratamento.

E aí, o nosso post foi útil para abrir seus olhos sobre os cuidados necessários com a pele? Assim, aproveite e confira nosso conteúdo sobre skincare para iniciantes e se aprofunde na temática!