Você sabia que a pele das pessoas, geralmente, começa a envelhecer a partir dos 25 anos? Uma das principais  explicações para isso é que o ácido hialurônico diminui a sua produção no organismo nessa faixa etária. Chato,  não é mesmo? Afinal, esse ácido conta com propriedades hidratantes e que estimulam o colágeno.

Logo, a menor quantidade dele em nosso corpo torna necessário redobrar os cuidados com a pele. Isso pode ser  feito com aplicações típicas de produtos antienvelhecimento ou em tratamentos injetáveis. Não é à toa que muitos produtos e procedimentos tem o ácido hialurônico como componente principal para repor o que o organismo deixa de produzir.

Quer entender mais sobre os benefícios dessa substância e como adicioná-la à sua rotina de beleza? Continue  conosco!

O que é o ácido hialurônico?

Como você descobriu, o ácido hialurônico é produzido naturalmente no organismo humano. Ele é útil para a saúde da pele de forma geral. Isso inclui o combate ao envelhecimento precoce e também problemas mais comuns, como a acne,  por exemplo.

A sua ação hidratante ocorre especialmente por ele reter uma enorme quantidade de água no organismo. Esse  é um dos motivos que explica a aparência mais madura das pessoas, principalmente a partir dos 25 anos, quando o ácido diminui sua produção.

Quais são os benefícios do ácido hialurônico?

Se você fez uma leitura atenta, já percebeu que o ácido hialurônico é muito importante para a saúde da pele. Algumas dessas ações são comprovadas em estudos clínicos. Para entender mais sobre os efeitos disso, confira a seguir os benefícios desse elemento:

  • ameniza marcas de acne; tem ação anti flacidez;
  • é útil na harmonização facial; hidrata a pele;
  • suaviza linhas de expressão;
  • suaviza olheiras;

Como incluir o ácido hialurônico no skincare?

Percebeu como o ácido hialurônico pode ser um aliado na sua rotina? Assim, é válido procurar por tópicos que tenham esse componente. É o caso de séruns, géis, loções e cremes. Os benefícios desses cosméticos podem até ser potencializados se forem incluídos com outros ativos importantes, como a vitamina C, retinol e outros.

O uso desses produtos deve ser orientado por especialistas na área. Então, saiba que a partir dos 20 anos já é  possível introduzi-lo em sua rotina, já que a produção desse ácido começa a diminuir. Além disso, geralmente, ele não costuma sofrer contraindicações e é bem aceito por diversos tipos de pele.

Entretanto, cada pele tem suas particularidades. Assim, é importante analisar qual o tipo de produto e a concentração do ácido hialurônico melhor se adequa para cada pessoa. Por exemplo, a pele oleosa precisa de  cosméticos com toque seco. Por outro lado, a seca tende a se dar melhor com cosméticos cremosos.

Agora que você já conhece a importância do ácido hialurônico para retardar o envelhecimento da pele e como acrescentá-lo na rotina, é válido saber também que nem sempre apenas os cosméticos são eficientes  nesse objetivo. Por isso, tratamentos estéticos, boa alimentação, dormir bem e ingerir muita água também são recomendados.

Então, gostou de aprender sobre os benefícios do ácido hialurônico para sua pele? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outras pessoas a cuidarem melhor de suas peles!